Profissionais inspiram profissionais no encerramento da 2ª SEPEAG DIGITAL
A 2ª SEPEAG DIGITAL encerrou as atividades na noite de sexta-feira, 13 de agosto, com o Painel “Inspiração Profissional para as Engenharias, Agronomia e Geociências”.
O presidente do Crea-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o Eng. Eletricista Fábio Bianchetti e o Eng. Agrônomo Clodomir Ascari foram os mediadores das apresentações de Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa, Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL, e Thaís Fabrício Melo, líder técnica na Google.
Após mostrarem fatos importantes que marcaram e inspiraram suas carreiras, Hungria, Sandoval e Thaís afirmaram que dedicação, responsabilidade, coragem, aprendizado, resiliência e capacidade de se preparar para mudanças são alguns pontos fundamentais para qualquer profissão.
Hungria insere mais um ingrediente nessa receita de sucesso: a maternidade. “Ter filhos aumenta o foco, muda seu jeito de pensar, traz nova percepção da vida, faz a gente querer mudar o mundo e te deixa mais feliz”. Segundo ela, a maternidade não atrapalhou em nada sua vida profissional, mas sim foi inspiradora e determinante. “Nesses 30 anos de trabalho foram mais de 700 publicações, 200 orientados, a maioria mulheres, lançamentos de estirpes, desenvolvimento de tecnologias que estão impactando a agricultura, mestrado e doutorado em solos”. Como inspiração, Hungria afirma: “nunca desista quando alguém disser que você não vai ser bem sucedida porque é mulher, porque é mãe. Muito pelo contrário: tenha orgulho de ser mulher, esposa, mãe, cientista. Tenha orgulho de ser o que você quiser. E nunca se esqueça de seus sonhos e das coisas mais importantes da sua vida”.
Dos Estados Unidos, Thaís contou que também é mãe e que tem certeza que a maternidade será importante na superação de muitos desafios em sua carreira. Disse que hoje trabalha com uma equipe de mais de duas mil pessoas que atuam com muita responsabilidade, porque “a área de alta confiabilidade do Google é uma infraestrutura que suporta o negócio de bilhões de empresas e precisamos ter muita responsabilidade para evitar falhas”. Há muitos anos atuando em Seattle, Thaís ressalta que superou muitas dificuldades como a barreira da língua, cultura e costumes. “Se adaptar para ampliar experiência”, disse. A decisão mais importante de sua vida profissional foi sair da Microsoft para o Google. “Mas a coragem e o aprendizado me inspiraram e fortaleceram. Estou muito satisfeita e feliz porque estou fazendo a diferença, trabalhando com tecnologia e computação e colaborando para um mundo melhor”.
De eletricista para diretor da Aneel, o caminho de Feitosa foi desenhado com muita dificuldade, superação, resiliência e dedicação. “Atuo em uma área que tem a capacidade de mudar e transformar a vida das pessoas. Essa é uma das primeiras inspirações que quero destacar”, afirma. “Ressalto que a infraestrutura do país, depende de nós, engenheiros. O país que investe na educação e na formação dos engenheiros, é um país desenvolvido por excelência e que, com certeza, trará uma melhor qualidade de vida para a população”. Para ele, o aprimoramento técnico e o aprendizado continuado reduzem as distâncias, criam novas competências, aprimoram habilidades pessoais e preparam para as mudanças, fortalecendo a capacidade de adaptabilidade.
Agosto de 2022
Ao encerrar as atividades da 2ª SEPEAG DIGITAL e agradecer a todos que participaram do evento, o presidente do CREA-PR anunciou que a terceira edição do evento já está agendada: agosto de 2022.
2ª SEPEAG EM NÚMEROS
130 mil impressões
60 mil visualizações no canal do Crea-PR
10 mil visualizações apenas nas palestras
35 mil espectadores de 10 países
20% a mais de inscritos em relação à primeira edição
30 horas de transmissão
40 palestrantes
Conteúdo: Básica Comunicações