Compromisso com as futuras gerações

O Eng. Agr. Rodrigo F Nuemberg (Diretor de Negócios Sul da Bayer Brasil/foto) iniciou na tarde desta segunda-feira (09) o painel “Desafios da gestão empresarial: os melhores CEOs do Brasil”.

Segundo ele, o grande aprendizado adquirido nos últimos anos é de que é necessário manter o foco no propósito da marca, que é ajudar a agricultura e o produtor a evoluir. Nuemberg dividiu sua fala em dois blocos, o primeiro apresentando o atual momento da agricultura e o segundo de que formas a divisão agrícola da Bayer pode contribuir com o seu futuro. “Entendemos que esta é a década do Brasil na agricultura, um período de forte transformação que vai colocar o país em situação de ainda mais destaque no mundo”, disse. Neste contexto, a missão da Bayer de trabalhar em um futuro onde mais de 2.2 bilhões de pessoas até 2050 demandarão a produção de 50% a mais de alimento. “A meta é assegurar o fornecimento com qualidade, empregando mais práticas inovadoras e sustentáveis no campo, reduzindo perdas no campo e na logística e respeitando as mudanças climáticas”, resumiu. “Pandemia trouxe desafios de como operar, viver em equilíbrio, mas a grande lição é o foco no propósito”.

Compromisso com as futuras gerações

Em seguida, o Eng. Civ. Hugo S. Armelin (Diretor de Vendas, Marketing e Concreto na Votorantim Cimentos), iniciou sua fala lembrando que a maior fábrica do Brasil da empresa está localizada no Paraná, em Rio Branco.

Apresentou o Grupo, composto por nove empresas, e seu papel como o maior líder nacional da produção de cimento, presente em todas unidades do país. Armelin citou os principais desafios enfrentados pela empresa nos últimos tempos, que diz respeito a dificuldade da previsão de cenários, a alta expectativa da sociedade e das novas gerações, a questão da gestão de gente (quem faz acontecer o resultado das empresas, suas expectativas e o que esperam das marcas com relação ao seu posicionamento e coerência), as megatendências (como a digitalização das relações e o conceito de ESG – Environmental, Social e Governance), diversidade, descarbonização (é preciso pensar em como construir um m² com consumo de carbono menor) e produtividade da construção. “Tudo o que vivenciamos agora é fruto das decisões tomadas 30 anos atrás. Precisamos pensar nisso para decidir o que deixaremos para as futuras gerações”, encerrou.

Cruzamento dos propósitos traz engajamento e comprometimento

“Engajar colaboradores é um dos principais desafios dos gestores contemporâneos”, disse o Eng. Agr. Cássio Luiz Kirchner, Diretor de Negócios na BASF Agro e CEO da BASF.

Atuando na maior empresa química do mundo, consolidada no mercado global, com atuação em quase todo o planeta e há 100 anos no Brasil, a Bayer está dividida em seis segmentos: Agro, Material, Nutrição, Petróleo, Pigmentos e Soluções industriais.

Há 32 anos na parte Agro da marca, Kirchner focou sua palestra na importância da gestão de pessoas e sua diversidade, fatores fundamentais para cobrir as lacunas de conhecimentos, habilidades e competências dentro de uma empresa. “O propósito e a gestão de pessoas são pilares primordiais dentro de nosso negócio. É por isso que o RH também precisa ser estratégico dentro da empresa, alinhando, recrutando, selecionando, treinando e retendo, promovendo pessoas aptas a acompanhar a estratégia da empresa, tudo isso calcificado no propósito. O cruzamento dos propósitos traz engajamento e comprometimento”, resumiu.

Cliente deve estar no centro da estratégia

Para encerrar o painel, a 2ª SEPEAG DIGITAL apresentou a palestra de Telmo Tonolli (Presidente da Sounet Experience e do grupo Rl Consulting), formado em Filosofia e Direito, com especializações em Matemática Financeira, Gestão de Projetos, Análise Comportamental e Master Coaching.

Ele lembrou que empresas maduras – como a Bayer, Votorantim e BASF – têm se posicionado e dirigido suas ações para que o cliente na ponta final receba e sinta mudanças implementadas nos últimos anos. “A marca precisa ter o cliente no centro da sua estratégia, mas deixar definido claramente seu posicionamento estratégico e uma gestão de branding muito bem feita”, recomendou. “Estamos vivendo uma experiência digital, com todas possibilidades em nossas mãos, literalmente. É por isso que agora a produção de conteúdo é essencial para fomentar o engajamento do cliente e do colaborador”, encerrou.

Acompanhe a programação pelo canal do Crea-PR no YouTube. As inscrições ainda podem ser feitas em sepeag.crea-pr.org.br.

Certificado

Emita seu certificado